DIA 5 – Conhecendo a cidade mais velha do Brasil

  • 29 de março de 2018
DIA 5 – Conhecendo a cidade mais velha do Brasil

IMG_7331

Passados os compromissos com os concertos, o 5º dia da Turnê Minha Pátria foi dedicado ao lazer. Guiados pela Regis, os alunos da Orquestra Jovem Gerais conheceram o Centro Histórico de Salvador – Igreja do Bonfim, Monte Serrá, Mercado Modelo, Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Dique do Tororó e Arena Fonte Nova.

IMG_7451IMG_7474

Esta foi a primeira vez do oboísta Gustavo Batista no Centro Histórico de Salvador. “É bem bonito você pensar na história que já aconteceu nesse lugar. É meio que “estou pisando aqui, mas teve gente importante que já pisou aqui também.” disse o músico.

Um fator que chamou a atenção dos alunos da OJG foi a quantidade de igrejas, exatamente 372, de estilos diferentes – do Barroco ao Neoclássico – existentes no Centro Histórico. Gustavo admirou com a beleza e arquitetura que elas apresentam. “A forma que elas foram construídas e as histórias que já aconteceram nelas são bem legais.” concluiu.

IMG_7476A tour pela Cidade Histórica de Salvador foi maravilhosamente bela! A sensação de estar em outro tempo e outro lugar é presente a todo instante. Todos as casas, ruelas, morros e a gastronomia contribuem para deixar o ambiente único, além do sotaque charmoso dos baianos. Ainda foi possível ver o lugar e o trajeto feito por Michael Jackson na gravação do videoclip de They Don’t Care About Us, nas ruas do Pelourinho.

Enquanto uns apreciavam as igrejas e faziam compras, outros aproveitaram o tempo para saborear o que a gastronomia baiana tem de melhor. Marcos Rodrigues experimentou o acarajé em Minas Gerais e, de visita à Bahia, não deixou a oportunidade de degustar o  aperitivo original. “Além de tudo, eu vi como é o preparo. Vi que ela bateu a massa, esquentou o dendê pra poder ser feito. Assim… a pimenta pega! Tirando a pimenta que é muito forte, é uma delícia. Acho que não vale a pena ir à Bahia e não experimentar o acarajé. O sufixo acara- significa bola de fogo e -jé significa comer, na língua yoruba. Comer bola de fogo.

IMG_7540Salvador foi inaugurada em 1594, o que a faz carregar o título de cidade mais velha do Brasil. Territorialmente, a cidade é dividida entre Cidade Alta – formada pelo Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, Praças, Palácios e pelo primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda (1873) – e a Cidade Baixa é a parte litorânea de Salvador.

Para encerrar a noite de forma mágica, os integrantes da Orquestra Jovem Gerais foram convidados apreciar o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia  do “Cine Concerto – Especial Aniversário de Salvador”, em concerto especial de aniversário da Bahia comemorando 469 anos. O repertório foi inspirado em trilhas sonoras de filmes clássicos e o espetáculo, além da Orquestra, teve participações performáticas dos fãs de Harry Potter, Star Wars, Piratas do Caribe e muitos outros temas. Foi um show de inspiração para os alunos da Orquestra Jovem Gerais.

20180329_190457“Esse concerto foi tão bom que passou uma energia muito boa. Toda vez que eles faziam alguma coisa diferente, a gente ficava encantado! Olhando eles tocarem tão bem dá vontade de estudar mais e mais para conseguir passar para as pessoas a emoção que a gente sentiu.” afirmou a violinista Lorrane Araújo.

O vlog de hoje foi feito por Kênia, Luana e Pedro. Confira!

Obrigada, Ibiritermo, Supermix, Copasa, Governo de Minas Gerais, ArcelorMittal, Belgo Bekaert Arames, Tambasa Atacadista, Patrus Transportes, Via Jap, Puc Minas, C.M.D.C.A.C e Ministério da Cultura por acreditarem neste sonho!

Veja mais fotos aqui.