Turnê América do Sul 2017 – Dia 04

  • 8 de outubro de 2017
Turnê América do Sul 2017 – Dia 04

Poder viajar, conhecer a cultura e rotina de uma cidade foram os desejos mais almejados pelos alunos da Orquestra Jovem Gerais para a Turnê América do Sul. No terceiro dia em Buenos Aires (BA) isso foi possível de se realizar. O dia começou com uma visita ao maior teatro de BA, o Teatro Colón. As maiores óperas já entraram em cartaz nele e, devido sua acústica, é considerado entre os cinco melhores teatros do mundo. Logo depois, a turma seguiu para a Galeria Pacifico. A arquitetura e a estética do teto interior são um diferencial, além de ter lojas de grandes marcas.

WhatsApp Image 2017-10-08 at 19.06.46

Os alunos conheceram uma das faces de Buenos Aires, uma volta pelo charmoso bairro La Boca, de Buenos Aires muito conhecido pelo time e estádio de futebol Club Atlético Boca Juniors. A cidade portuária tem um lado cultural muito forte, ainda mais tratando-se do esporte. Também é conhecida por suas cores e por ser habitada por muitos imigrantes espanhóis e italianos na década de 1880.

WhatsApp Image 2017-10-08 at 19.11.31

O almoço foi especial. A pizzaria em La Boca tinha trabalhadores simpáticos e uma boa comida. Na calçada estava um casal apresentando tango e músicas de tango ao vivo. Os artistas interagiram todo o tempo com o músicos da Orquestra. Convidou até a violista Lorena e a clarinetista Camila para dançar. Mais tarde, o cantor cantou uma música dedicada a violista Kezya.

IMG_3372

As mulheres têm e tiveram grande destaque na história de Buenos Aires. Com a revitalização do bairro Porto Madeira, parte das ruas foram em homenagens às mulheres importantes da época, cerca de 40 anos atrás. No mesmo bairro há também a Ponte da Mulher, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Não há como não falar em Argentina sem citar Evita Perón. Muitos pontos da cidade fazem referência à ela, primeira dama que teve grande participação na aprovação do voto feminino na Argentina e muito lembrada por seus figurinos bem elaborados. Como exemplo há o Monumento Evita Perón, pinturas em prédios, estátuas e seu mausoléu, no bairro Palermo. Este bairro tem antigas mansões que antigamente pertenciam a famílias da elite argentina e hoje se tornaram embaixadas, institutos e o MALBA, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, que expõe obras de Tarsila do Amaral e Diego Rivera.

Foram muitos os pontos turísticos visitados hoje:

º Porto desativado de La Boca, infelizmente, hoje é o rio mais poluído da capital argentina;

º Porto Madeira, bairro bastante valorizado da capital argentina, com o metro quadrado tabelado entre 8 e 15 mil dólares e é considerado um polo gastronômico de Buenos Aires;

º Bairro Retiro: bairro mais moderno de Buenos Aires, região é formada por prédios com escritórios de grandes empresas e arquitetura moderna;

º Torre Monumental, inicialmente construída para lembrar as boas relações da Argentina com a Inglaterra, e que após a Guerra das Malvinas, em 1982, com o sucesso da Inglaterra no combate, o monumento passou a ser nomeado como Torre Monumental;

º Congresso Nacional;

º Feira de San Telmo, feirinha do bairro de San Telmo. Famosa por ter várias opções de bares e ser uma zona com grande circulação cultural.

WhatsApp Image 2017-10-08 at 19.12.43IMG_3326IMG_3442

No fim do tuor conhecendo BA, o guia turístico Thiago Enebelo, em nome da equipe Guia Mais Buenos Aires, presenteou a Orquestra Jovem Gerais com um belo presente, um violino, para que a Orquestra continue iluminando vidas com a música.

IMG_3451

Amanhã a Orquestra Jovem Gerais parte logo cedo para a próxima parada: Montevideo.

Não perca nossos passos e acompanhe nossa turnê!

Veja mais fotos aqui.