Orquestra Jovem das Gerais Realiza Turnê na Europa com Repertório Brasileiro

Projeto Promove Acesso à Arte e Educação para Crianças e Adolescentes de Baixa Renda

Contagem, MG – A Orquestra Jovem das Gerais, sediada em Contagem, está levando a riqueza da música brasileira para a Europa em uma turnê que ocorrerá entre 29 de junho e 25 de julho. O projeto, que promove arte e educação para crianças e adolescentes de baixa renda, realizará apresentações na França e na Itália.

Diversidade Musical Brasileira em Destaque

Com a responsabilidade de representar a música brasileira, a Orquestra Jovem das Gerais, fundada pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, preparou um repertório diversificado que inclui a bossa nova de Tom Jobim, clássicos do maestro Heitor Villa-Lobos, e ritmos nordestinos como baião e xote de Luiz Gonzaga. Além disso, o chorinho de Pixinguinha e Benedito Lacerda, o samba de Paulinho da Viola e a mineiridade de Juarez Moreira também estarão presentes. “Queremos mostrar a riqueza e a diversidade da música brasileira, desde os ritmos nordestinos até a mundialmente conhecida bossa nova, passando pelo choro e o samba, representando a pluralidade cultural do nosso país”, afirma Almeida.

Agenda da Turnê

  • França: 29 de junho a 9 de julho
    • Cidades: Paris, Miramas, Arles, Saint-Martin-de-Crau, Villefranche-sur-Mer, Nice
  • Itália: 9 a 25 de julho
    • Cidades: Turim, Rovereto, Montecatini, Reggello, Florença, Roma

Enriquecimento Cultural e Educacional

A turnê é mais do que uma série de apresentações musicais. As crianças e adolescentes terão a oportunidade de conhecer pontos icônicos como o Rio Sena, a Torre Eiffel e o Museu do Vaticano. Rosiane Reis explica que os participantes estão aprendendo francês básico para a viagem, destacando a importância dessas vivências culturais. “As viagens são grandes oportunidades para as crianças e adolescentes participantes do projeto. Elas não só apresentam a música brasileira, mas também dão aos nossos participantes a chance de conhecer novas culturas e expandir seus horizontes”, afirma Rosiane Reis.

Impacto Social e Educacional

Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais oferece ensino de instrumentos de corda, sopro e percussão, atendendo mais de 3 mil crianças e adolescentes em várias cidades mineiras. Entre elas estão Contagem, Nova Lima, Betim, Ibirité, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Itaúna, Itatiaiuçu e Divinópolis. O projeto tem como objetivo despertar as potencialidades dos jovens e promover sua inserção na sociedade através da educação musical.

Testemunhos Inspiradores

José Eduardo, de 14 anos, que toca trompete, compartilhou sua emoção ao saber que participaria da viagem: “Eu me emocionei com essa notícia e fiquei sem palavras para agradecer essa oportunidade imensa”. Yasmin Pacheco, de 16 anos, que toca contrabaixo, acrescenta: “A música na minha vida foi uma das coisas que me curou e me ajudou nos piores e melhores momentos”.

Reconhecimento e Patrocínios

A Orquestra Jovem das Gerais já recebeu diversas premiações, incluindo o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem e o 1º Prize Folklore Ensemble/AICE em Viena, Áustria. A Orquestra Jovem das Gerais conta com o patrocínio de NTS, J. Mendes, Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal, Copasa, Instituto Marina & Flávio Guimarães, Grupo BMG, Mineração Usiminas, New Holland Construction, Hypofarma, Geosol, Mart Minas; e apoio da CNH Capital, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ibirité, por meio da Lei Rouanet, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e da Lei de Incentivo à Cultura Estadual, com realização do Governo do Estado de Minas Gerais.

Informações Adicionais

  • Sede do Projeto: R. Dinamarca, 40 – Bairro da Glória, Contagem – MG

Siga a Orquestra nas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados 2023

Orquestra Jovem Gerais