Escolas municipais de Ibirité

Nós da Orquestra Jovem das Gerais, promovemos o  desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação.  Através da  educação musical despertamos talentos artísticos e geramos oportunidades pessoais, culturais e profissionais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.  Promovendo a inclusão social e o direito da Infância e da Juventude,  queremos mostrar ao mundo a importância do acesso democrático à arte e o que a cultura mineira tem de melhor!

Somos uma organização de caráter permanente e estamos constantemente nos reinventando, amadurecendo e expandindo o nosso projeto. 

Isso só é possível porque contamos com a parceria das comunidades onde estamos inseridos. Acreditamos que impactar a sociedade depende do trabalho em rede.

Relação de Escolas a Serem Atendidas

1. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO SOL NASCENTE
2. ESCOLA MUNICIPAL CEL DUVAL DE BARROS
3. ESCOLA MUNICIPAL CRISTIANO PACIFICO FERREIRA
4. ESCOLA MUNICIPAL DA VILA IDEAL SERRA DOURADA
5. ESCOLA MUNICIPAL DE ROLA MOCA
6. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO AGUIA DOURADA
7. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO DUVAL DE BARROS
8. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
9. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM MONTANHES
10. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO MORADA DA SERRA
11. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO PETROVALE
12. ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSE DE AGUIAR
13. ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOSE WANDERLEY
14. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA HELENA A DINIZ
15. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CARMELITA CARVALHO GARCIA
16. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO ALVORADA
17. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM MONTREALOURO NEGRO
18. ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO PALMEIRAS

A escolas acima foram selecionas no site do IDEB, observando os indicadores de aprendizado, e poderá sofrer alterações caso solicitado pela Secretaria de Educação do município.

Previsão de atendimento outubro de 2021 – Projeto Harmonia

Projeto Harmonia: Formação Humana, Música e Cultura.

Projeto da Orquestra Jovem das Gerais, que visa parceria com o Conselho da Infância e Adolescência, Secretarias Municipais de Educação, e empresas que vêm a importância do conhecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no processo de investimento social.
O projeto Harmonia visa atender 1.000 (mil) crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dentro do espaço escolar, por meio do Fundo e Adolescência, com a finalidade de desenvolver trabalhos com estudantes, que têm o desejo e habilidades na área musical.
O Fundo para Infância e Adolescência – FIA, tem por sustentação legal o art. 88, inciso IV do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Art. 14 da Lei Estadual 5.336/92, com a nova redação dada à Lei Estadual 5.812/96 que institui o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/AL e no Decreto 36.865/96 que regulamenta o FIA/AL.

Fundação Helena Antipoff – Projeto Música e Cidadania Transformando o Futuro – atualmente atendendo 50 alunos.

http://fha.mg.gov.br/

Projeto Música e Cidadania Transformando o Futuro

Projeto da Orquestra Jovem das Gerais, que visa parceria com os Conselhos da Infância e Adolescência, entidades da área social, empresas que vêm a importância do conhecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no processo de investimento social.
Com o objetivo de ensinar teoria musical, conceitos básicos da Música, prática de instrumentos de cordas, sopros, iniciação musical com flauta doce para crianças e adolescentes e promover o intercâmbio cultural. No projeto são oferecidas 190 vagas para crianças e adolescentes nas oficinas de: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo-acústico, Flauta transversal, doce, Clarinete, oboé, trompete, trompa, trombone, percussão, fagote.
O Fundo para Infância e Adolescência – FIA, tem por sustentação legal o art. 88, inciso IV do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Art. 14 da Lei Estadual 5.336/92, com a nova redação dada à Lei Estadual 5.812/96 que institui o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/AL e no Decreto 36.865/96 que regulamenta o FIA/AL.

Patrocinadores

Apoio institucional