Orquestra Jovens das Gerais

Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma associação voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura, educação e, sobretudo, à música clássica. Atualmente, oferece oficinas de instrumentos de corda (viola, violino, violoncelo, contrabaixo), sopro (oboé, flauta transversal, flauta doce, clarinete, fagote, trompa e trompete) e percussão para aproximadamente 250 jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, em sua sede – Contagem/MG – e em outros três polos. 

Através da educação musical, a OJG busca a inserção de crianças e adolescentes na sociedade, despertando seu talento artístico, gerando oportunidades culturais e profissionais e abrindo a eles novas perspectivas de vida e de futuro. Desde sua fundação, mais de 1.600 alunos já foram beneficiados. Permanentemente, a OJG realiza concertos e recitais abertos ao público das comunidades atendidas.

Atualmente 103 alunos estão sendo atendidos na sede.

PRONAC – 205032 – Projeto Plano Anual OJG 2021 – No compasso da cidadania.

Projeto PLANO ANUAL OJG 2021 – No Compasso da Cidadania
Projeto da Orquestra Jovem das Gerais aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Federal junto a Secretaria Nacional de Fomento e cultura, com objetivo manter o espaço e as atividades da Orquestra Jovem das Gerais no ano de 2021, de modo a fortalecer sua atuação, sua qualificação técnica, artística e institucional e seu diálogo com as comunidades onde atua, promovendo também a ampliação gradual do escopo de atuação.
A Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Patrocinadores